Biografia
Elias José (Santa Cruz da Prata MG 1936 – Guarujá SP 2008). Contista, romancista, poeta e autor de livros didáticos. Elias José nasce em Santa Cruz da Prata, no município de Guaranésia, interior do estado de Minas Gerais. Mora na fazenda da família e frequenta o curso primário na escola rural do distrito. Na adolescência, estreita seus laços com a literatura, ao organizar e escrever, com um grupo de colegas, o jornal da escola. Em 1962, ganha o primeiro lugar num concurso de contos promovido pela revista Vida Doméstica. Formado em 1967 em letras e pedagogia, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guaxupé (Fafig), faz cursos de especialização e pós-graduação em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Em 1970, publica sua primeira coletânea de contos, A Mal-Amada, que recebe menção honrosa no Concurso de Livros de Contos Prêmio José Lins do Rego, patrocinado pela Livraria Editora José Olympio, em 1968. Torna-se professor de literatura brasileira e teoria literária da Fafig, onde também atua como vice-diretor, diretor e coordenador do Departamento de Letras. Na rede pública de ensino, dá aulas de língua portuguesa e literatura brasileira na Escola Estadual Dr. Benedito Leite Ribeiro.
A partir 1976, por sugestão de sua esposa, Sílvia, escreve histórias para sua primeira filha, Iara. Inicia assim sua produção infanto-juvenil, cujo primeiro lançamento é As Curtições de Pitu. A afinidade com o gênero e o sucesso obtido com a publicação levam-no a dedicar-se quase exclusivamente ao público infantil, para o qual escreve mais de cem livros. Em 1993, aposenta-se de suas atividades profissionais e permanece em Guaxupé, deslocando-se apenas para as inúmeras palestras de que participa. Morre em 2 de agosto de 2008, aos 72 anos.
Comentário Crítico
A carreira literária de Elias José começa nos anos 1970, quando a indústria editorial inicia uma política de promoção de novos escritores. Nos contos de A Mal-Amada, sua primeira publicação, já se faz notar a impressão de estranhamento em relação à apresentação do cotidiano, a partir da perspectiva do narrador ou de eventos insólitos.
Os temas trabalhados pela contística de Elias José envolvem a solidão e alienação dos indivíduos, a cisão dos vínculos afetivos tradicionais, a necessidade de romper a rotina, em oposição à impossibilidade de realmente efetivá-la, bem como a angústia daí decorrente. Alinha-se, de algum modo, à linhagem dos contistas que reagem à perspectiva realista em sentido estrito, no caminho aberto pelo escritor Murilo Rubião (1916 – 1991), o qual apoia e favorece a edição de seu primeiro livro. Também desenvolve os chamados minicontos, em que se notabiliza o escritor Dalton Trevisan. Os prêmios recebidos pela obra dedicada ao público adulto de Elias José testemunham o processo de difusão e de estímulo aos jovens escritores iniciado à época de sua estréia literária.
Em sua produção de obras infantis e juvenis, começada em 1976, Elias José busca a linguagem cotidiana e a sintaxe direta, no esforço de se aproximar dos seus leitores. Tematicamente, trabalha com elementos bastante variados, como a realidade social e suas injustiças (em Os que Não Podem Voar), as relações afetivas e humanitárias (Curtições de Pitu e Jogo Duro), as aventuras que visam decifrar enigmas (O Fantasma do Porão) e o reconto de narrativas folclóricas de origem europeia, indígena ou africana [os volumes de (Re)Fabulando].
Na poesia para crianças, valoriza a temática do cotidiano e o aspecto material das palavras buscando efeitos de sonoridades e trocadilhos. Nesse sentido, retoma procedimentos da cultura oral e popular, em poemas que não se propõem a “ensinar” conteúdos morais, mas aprender a brincar com as palavras extraindo delas novos significados.
Fonte: Enciclopédia Itaú Cultural
Textos acadêmicos sobre Elias José
Dissertação de Mestrado de Ana Cristina Ayres Motta apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas para obtenção do título de Mestra em Educação na área de concentração de Educação. Orientadora: Profa. Dra. Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto
A MISE EN ABYME EM INVENTÁRIO DO INÚTIL DE ELIAS JOSÉ
Artigo de Maria José Ladeira Garcia – 2008
O preconceito linguístico na escola: uma análise sociolinguística do livro ‘Uma escola assim, eu quero pra mim’, de Elias José
Artigo de Rosembergh da Silva Alves e Maria Lúcia Ribeiro de Oliveira – Sem data
Textos acadêmicos com menção a Elias José
A POESIA FALA COM A CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DA POESIA INFANTIL E SUA RELAÇÃO COM O LEITOR
Artigo de Ana Paula Klauck – 2009
A LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO LEITOR
Artigo de Daniela Cristina Borges Soares Rodrigues – 2017
A INFÂNCIA DOS LIVROS DE LITERATURA INFANTOJUVENIL DA EDITORA FTD
Artigo de Luciano de Oliveira – UNICAMP – 2017
Um estatuto para a poesia infantil contemporânea: reflexões a partir do PNBE
Artigo de Marli Cristina Tasca Marangoni e Flávia Brocchetto Ramos – 2017
A LITERATURA INFANTIL E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COM FOCO NA MEMÓRIA SENSORIAL
Artigo de Sofia Regina Paiva Ribeiro e Francisco Domiro Ribeiro Filho – 2016
A FESTA DAS LETRINHAS: DOS FOLHETO S DE ABC À POESIA INFANTIL
Artigo de José Hélder Pinheiro Alves – 2016
ORIGENS DO MINICONTO BRASILEIRO
Artigo de Miguel Heitor Braga Vieira – 2015
LITERATURA: TECENDO POESIA E FORMANDO LEITORES
Artigo de Maria da Natividade Marinho Câmara, Maria Francilene Câmara Santiago e Maria Lúcia Pessoa Sampaio – 2014
POESIA: UMA PORTA ABERTA PARA A APRENDIZAGEM
Artigo de Alana Oliveira de Sousa e Lucélio Silva de Barros – 2014
PIBID LETRAS: VIVENCIANDO A POESIA NA ESCOLA 31 DE JANEIRO
Artigo de Joseane Carina dos Sant, Júlia Regina dos Santos Cunha, Rafaela Seibert Santos e Prof.ª Dr.ª Marinês Andrea Kunz – 2012
Autonomia estética da literatura infantil e juvenil e formação de leitores: da imagem à palavra escrita
Artigo de Liliane Maria Jamir e Silva – 2011
REMINISCÊNCIAS DE LEITURAS
Artigo de Neide Medeiros Santos – 2010
LITERATURA INFANTO-JUVENIL: DISCUSSÕES SOBRE O PANORAMA HISTÓRICO E GÊNERO LITERÁRIO E SUAS CARACTERÍSTICAS. PRODUÇÃO LITERÁRIA. A PRÁTICA DA LEITURA NA ESCOLA E NA SOCIEDADE
Artigo de Ricardo Santos David – 2015
A PRÁTICA DOCENTE DE LITERATURA INFANTIL
Artigo de Patrícia Martins Silva e Eliane G. C. Anderi – 2009
COMO DESENVOLVER O HÁBITO DA LEITURA DE POESIA EM SALA DE AULA
Artigo de Luciana Cláudia de Castro Olímpio – 2008
Ficção: histórias para o prazer da leitura (uma revista literária dos anos 70)
Artigo de Alcmeno Bastos – 2004
IMAGENS/REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORA NA LITERATURA INFANTIL: UM CONFRONTO ENTRE A TRADIÇÃO E A INOVAÇÃO
Dissertação de Mestrado de Maura Maria Morais de Oliveira Bolfer – 2003
ASPECTOS DO POEMA INFANTIL/JUVENIL
Artigo de Odette Penha Coelho – 1998
A literatura infanto-juvenil como “suporte” na formação didática de professores de língua materna: uma reflexão teórico-metodológica a partir do texto de Elias José, em Uma escola assim, eu quero pra mim
Artigo de Maria Lúcia Ribeiro de Oliveira – Sem data
FAZEDORES DE AMANHECER: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Artigo de Tássia Tavares de Oliveira – Sem data